quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

Dando continuidade à nossa campanha, hoje falaremos sobre as atitudes e comportamentos que devemos adotar para prevenir e/ou combater essa doença, muitas vezes, silenciosa.

Vamos lá:

Prevenção e tratamento


Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso.
Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas por aquele profissional. Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante. A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos.
Os princípios ativos mais modernos não causam efeitos colaterais importantes e protegem os órgãos vitais (coração, cérebro, rins, olhos e artérias) dos riscos da hipertensão.

fonte: http://www.eusou12por8.com.br/2013/default.aspx

 

Um comentário:

  1. É de extrema importância e de interesse mútuo os assuntos abordados acima, ainda tendo o conhecimento e poder aplicar no dia-a-dia essas informações.

    ResponderExcluir